A gamificação aplica conceitos comuns de jogos, como: emblemas, conquistas, pontos, e tabelas de classificação para aprimorar a experiência do usuário.
E tudo isso, explorando duas características humanas fundamentais: a curiosidade e a competitividade. Isso a torna uma ferramenta poderosa para, por exemplo, empresas de beleza que desejam tornar as interações com os clientes mais emocionantes, gerando um excelente retorno sobre o investimento. Pesquisas mostram que, ao incorporar a gamificação em suas estratégias as marcas obtêm resultados expressivos, como:
47% de aumento no engajamento
22% de crescimento na lealdade à marca
15% de melhoria no reconhecimento da marca

Maneiras de utilizar a gamificação na sua empresa
Você sabia que a escolha do software de gamificação é essencial para diferenciá-lo dos concorrentes? E tudo isso, também dependerá do tipo de jogo que pretende implementar. Por exemplo, se você planeja criar uma experiência em larga escala, como a do KFC, precisará de um software diferente em comparação com a adição de um recurso simples, como girar uma roda da sorte. Ao selecionar a ferramenta, preste atenção a recursos essenciais, como:
Classificação do usuário
A possibilidade de comparar as classificações entre os jogadores cria uma sensação de desafio e o desejo de progredir. Esse elemento competitivo incentiva os usuários a dedicarem mais tempo e esforço ao jogo, resultando em níveis de engajamento significativamente mais elevados.
Recompensas, pontos e emblemas
Elementos como emblemas oferecem um reforço positivo a comportamentos desejados, além de apelar ao instinto colecionador dos usuários. Os clientes podem, por exemplo, acumular pontos e trocá-los por emblemas que simbolizam suas conquistas. Ao reunir um número suficiente de pontos e emblemas, eles se qualificam para recompensas, como bônus, descontos ou itens gratuitos.
Rastreador de progresso
À medida que os clientes se aproximam do próximo nível do jogo, eles tendem a se tornar mais engajados. Integrar um rastreador de progresso visual em seu aplicativo, estimula os usuários a aumentarem seu envolvimento para alcançar recompensas melhores. Esse rastreador, mostra claramente o progresso do usuário, e a distância que falta para conquistar a recompensa desejada.

Integração de fidelidade e indicação
Esse recurso é vital no software de gamificação, pois alinha o elemento gamificado com sua estratégia de fidelidade e promoções. Para isso, você vai querer selecionar uma plataforma de gamificação empresarial, que permita aos usuários adicionar pontos ao perfil ou carteira digital do programa de fidelidade, e criar códigos de indicação que os usuários podem compartilhar para convidar outros a participar.
Monitoramento automatizado de campanhas
As equipes de marketing, frequentemente reclamam sobre a necessidade de monitorar manualmente os resgates de recompensas que estão quase concluídos. Em casos de erro humano ou atualizações perdidas, os clientes podem perder o resgate de recompensas devido a orçamentos de campanha esgotados. Para agilizar processos e aprimorar as experiências do cliente, trabalhe com um software de gamificação que monitora automaticamente os orçamentos, e atualize as recompensas para o status “totalmente resgatado”, quando os orçamentos estão quase esgotados.
Relatórios e análises
Seu software de gamificação, pode fornecer insights valiosos sobre quais jogos são mais eficazes em motivar os usuários a agir e utilizar seus pontos. Com essas informações, você pode desenvolver games que promovam o máximo engajamento dos clientes.
E como implementar a gamificação com facilidade? Entre em contato com a LiHai! Nós oferecemos soluções personalizadas que transformam o relacionamento com o seu cliente! Você poderá explorar elementos games, como desafios, recompensas e rankings, melhorando a experiência do usuário e incentivando a participação ativa.
