O que é taxa de conversão

e como otimizá-la | LiHai

Descubra o que é taxa de conversão, como calculá-la e otimizá-la com estratégias eficazes para aumentar resultados e melhorar o desempenho do seu negócio!

4 minutos de leitura

#FotoDescrição: Mulher sentada no sofá, concentrada no notebook, representando análise de dados e estratégias de marketing digital.
#FotoDescrição: Mulher sentada no sofá, concentrada no notebook, representando análise de dados e estratégias de marketing digital.

O que é a taxa de conversão?

É um dos indicadores mais importantes para avaliar o desempenho de um site, estratégia de marketing ou funil de vendas. Em termos simples, ela mede a porcentagem de pessoas que realizam uma ação desejada em relação ao total de visitantes.

Essa ação pode variar dependendo do objetivo da empresa (desde preencher um formulário de contato, até concluir uma compra em um e-commerce). Ou seja, a taxa de conversão mostra quantas pessoas passaram de uma etapa para outra dentro do processo, seja um visitante que virou lead ou um lead que se tornou cliente.

Mais do que uma métrica de vendas, a taxa de conversão é um indicador essencial para entender quantas oportunidades ao longo do funil, realmente se transformaram em negócios fechados. Quanto maior a taxa, melhor o desempenho da sua estratégia.

Alguns exemplos de conversões, incluem:

  • Pedidos de orçamento
  • Compras em um e-commerce
  • Download de um e-book
  • Cadastro em uma newsletter
  • Acesso a uma página estratégica

Como calcular a taxa de conversão?

A fórmula básica é:

(Número de conversões / Número total de visitantes ou leads) x 100

Vamos a um exemplo prático: imagine que, em um mês, seu site recebeu 5.000 visitas e, desse total, 1.500 pessoas enviaram um formulário de contato. Aplicando a fórmula:

(1.500 / 5.000) x 100 = 30%

Isso significa que 30% dos visitantes converteram!

Se estivermos falando da taxa de conversão de vendas, o cálculo é o mesmo, mas considerando leads e clientes. Se 1.000 leads foram abordados por um vendedor e 200 fecharam negócio, então a taxa de conversão de vendas será:

(200 / 1.000) x 100 = 20%

Monitorá-la ajuda a entender se suas estratégias de marketing e vendas estão funcionando. Quanto maior a taxa, melhor o desempenho!

#FotoDescrição: Homem em frente a um computador, segurando os óculos e demonstrando preocupação, com gráficos financeiros ao fundo.

A taxa de conversão pode ser influenciada por vários fatores, e entender o que está funcionando (ou não) é essencial para melhorar seus resultados. Se as pessoas estão chegando ao seu site, mas poucas estão tomando a ação desejada, pode ser que algo esteja dificultando essa jornada. Confira mais detalhes abaixo:

Principais fatores que afetam suas conversões

1. A experiência do usuário (UX)

Já entrou em um site lento, confuso ou difícil de navegar? Provavelmente você saiu sem pensar duas vezes. Se o visitante encontra obstáculos, ele desiste antes mesmo de converter. Um site rápido, bonito e fácil de usar faz toda a diferença na experiência!

2. Você está atraindo as pessoas certas?

Não adianta ter muitas visitas se elas não são do seu público-alvo. Quanto mais qualificado for o tráfego, maior a chance de conversão. Estratégias bem feitas de SEO e anúncios, ajudam a trazer visitantes realmente interessados.

3. Sua oferta está clara e atrativa?

Se o visitante não entende o valor do que você está oferecendo, ele simplesmente vai embora. Deixe tudo muito claro: quais são os benefícios? o que ele ganha ao converter? transparência gera confiança!

4. Seu CTA dá vontade de clicar?

Os famosos call to actions (ou CTAs) são aqueles botões ou mensagens que incentivam a ação. Um simples “clique aqui”, pode não ser tão persuasivo quanto um “baixe seu e-book grátis agora!”. Pequenos ajustes podem fazer muita diferença!

Dicas para otimizar a sua conversão

Se você quer mais resultados, precisa otimizar sua conversão! Aqui estão sete estratégias que podem fazer a diferença:

Respeite o funil de vendas

Nem todo visitante está pronto para comprar. Entenda em que fase ele está (topo, meio ou fundo do funil), e entregue o conteúdo certo no momento certo.

Qualifique melhor seus leads

Não adianta atrair todo mundo, o foco deve ser nas pessoas certas. Avalie interesse, perfil e potencial financeiro para direcionar esforços para quem realmente tem chances de comprar.

Segmente seu público

Agrupe leads por interesses ou características. Isso permite criar mensagens mais personalizadas e aumentar as chances de conversão.

Faça testes A/B

Pequenos detalhes fazem diferença! Teste diferentes CTAs, cores, títulos e formatos de páginas para descobrir o que gera mais engajamento.

Personalize suas métricas

Além da taxa geral, analise conversões específicas, como quantos leads viraram clientes ou quantas pessoas passaram de uma etapa do funil para outra.

Use boas ferramentas de vendas

Automação, CRM e chatbots ajudam a melhorar a experiência do usuário, e acelerar o processo de conversão.

Aposte na tecnologia

Chatbots e inteligência artificial podem qualificar leads, responder dúvidas rapidamente e facilitar o caminho até a compra.

Além disso, a tecnologia também pode ser usada para fidelizar clientes e incentivar recompras” Por exemplo, os programas de fidelidade bem estruturados podem aumentar a retenção de clientes e até melhorar sua taxa de conversão.

Empresas especializadas no assunto, como a LiHai, oferecem benefícios exclusivos integrando sistemas de CRM, ERP e outras plataformas, garantindo que todos os dados estejam sempre atualizados e acessíveis. Além disso, a tecnologia possibilita a leitura de arquivos e documentos, ampliando a visão sobre o comportamento do cliente e permitindo ações mais assertivas. Ficou interessado? Entre em contato e vamos começar!

#FotoDescrição: Duas pessoas dando um aperto de mãos em um ambiente profissional, simbolizando fechamento de negócios e conversões bem-sucedidas.