Programa de recompensas:

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Programas de recompensas, incentivam clientes a comprarem mais. Veja por que isso é essencial, e exemplos para alavancar os resultados da sua empresa.

3 minutos de leitura

Casal jovem sorrindo no sofá enquanto abre um presente, iluminado por luz natural, criando um ambiente acolhedor.

O que é um programa de recompensas?

Como sabemos, as empresas não podem simplesmente abrir uma loja e esperar que os clientes entrem – antes de tudo, eles precisam estar motivados para comprar. Nessas situações, um excelente produto ou experiência ao consumidor, resolverão o problema. Porém, muitas vezes, esses negócios precisam de uma tática inovadora para engajar seus compradores.

O programa de recompensas é, sobretudo, uma estratégia para fortalecer o relacionamento com os clientes. Desta forma, ao realizar uma compra, o consumidor recebe benefícios como forma de incentivo para repeti-la novamente, e tudo isso, desencadeando uma fidelização à marca.

Por exemplo, segundo o CrowdTwist, 82% da geração atual participa de pelo menos um programa de recompensas. Isso significa que, esses consumidores tendem a continuar comprando de marcas que oferecem algum tipo de benefício, em troca da sua fidelidade e experiência de compra.

A recompensa oferecida pela marca é justamente esse retorno — uma maneira de expressar o quanto valoriza e aprecia o relacionamento entre o cliente.

#FotoDescrição: a imagem tem um fundo amarelo, com um círculo escuro à direita. Em primeiro plano, a mão de um homem usando terno segura um troféu, sugerindo uma premiação.

Por que usar um programa de recompensas?

Separamos abaixo alguns benefícios que podem incentivar você a participar desse mercado inovador, confira:

Redução de custos

De início, é economicamente mais simples para sua empresa investir no engajamento de quem já é cliente, e isto, porque custa menos em comparação a conquistar novos membros. Segundo o consultor de marketing, Philip Kotler, o custo para aquisição de um novo cliente gira em torno de 5 a 7 vezes mais, que o valor para manter os atuais.

Diferenciação da concorrência

Implementar um programa de recompensas pode diferenciar a sua empresa das concorrentes. Por exemplo, se um consumidor está tentando decidir entre dois ou mais estabelecimentos semelhantes, essa inovação pode ser um diferencial importante para a tomada de decisão.

Incentivo do marketing “boca a boca”

Eles também podem estimular o marketing boca a boca, especialmente quando os clientes são recompensados ​​por compartilhar a experiência (com seus produtos) para outras pessoas. Por exemplo, você pode recompensar os clientes com um desconto, por fornecerem uma avaliação aos amigos ou familiares.

Fortalecimento no relacionamento com o cliente

Quando você vai além de uma interação puramente transacional, e oferece recompensas ou incentivos, isso pode mostrar aos clientes que valoriza a continuidade dos negócios e o relacionamento como um todo.

#FotoDescrição: Mulher jovem sentada no sofá usando um computador, cercada por sacolas de compras, com prateleiras e plantas ao fundo.

Como essas recompensas podem ser oferecidas?

Sistema de pontuação

Esse sistema está entre os mais populares nos programas de fidelização! Eles recompensam os clientes com pontos, após realizarem ações pré-designadas, como comprar ou enviar feedback de produtos. Os membros podem acumular pontos para:

  • Serviços com descontos;
  • Créditos para a próxima compra;
  • Brindes;

Sistema de níveis

Seu cliente pode ser recompensado com base no nível de gastos! Por exemplo, uma empresa pode ter o “nível diamante”, cujo requisito seja o acúmulo de R$10.000,00 em compras ao longo de um ano. E como prêmio, esses membros podem ganhar preços exclusivos nos produtos ou serviços.

Sistema de gamificação com a LiHai 🎮

Para seu cliente, a gamificação funciona transformando ações comuns em atividades divertidas e recompensadoras! Na prática, ao invés de apenas fazer uma compra, ele pode ganhar pontos, subir de nível ou desbloquear inúmeros prêmios de forma dinâmica.

Entre os principais mecanismos da gamificação, um caso bem-sucedido é a proposta de “desafios e missões”, cujo intuito é incentivar os clientes a finalizarem tarefas em troca de prêmios adicionais. Por exemplo, um aplicativo fitness pode lançar desafios semanais, para engajar os usuários a atingirem suas metas de exercício. Interessante, né?

Nesse sentido, a LiHai te ajuda a explorar essas inovações e mostra também como podem fortalecer a relação da sua empresa com os clientes. Lembre-se: a gamificação, por exemplo, é uma ferramenta flexível, e pode ser adaptada para atender às necessidades específicas do seu negócio. Então, que tal antecipar essa jornada de sucesso? Entre em contato e vamos começar!