O que é a retenção de clientes?
A retenção de clientes é a capacidade das empresas manterem seus compradores por um determinado tempo. Indicando que são fidelizados à marca, e que podem contribuir para o crescimento do negócio. Ao invés de sempre buscar novos públicos, os clientes fiéis reúnem boas experiências com a sua empresa. E claro, também mostrando se você está ou não entregando serviços e produtos de qualidade. Ao focar na taxa de retenção, você poderá identificar problemas críticos, antes que eles afetem a saúde do seu negócio. Essa estratégia consiste em organizar ações que diminuam a desistência do cliente.

Por que a retenção é tão importante?
Na prática, enquanto a aquisição garante apenas o faturamento (venda) inicial, a retenção traz uma receita adicional de clientes recomprando por tempo indeterminado — dependendo do quão felizes estão com o produto. Abaixo, destacamos outros pontos que comprovam como ela é fundamental para o crescimento da sua empresa:
- Retorno sobre o investimento (ROI): a Harvard Business Review, relata que aumentar as taxas de retenção de clientes em 5%, aumenta os lucros entre 25 a 95%. Embora seja uma ampla faixa, mostra que mesmo uma pequena porcentagem melhorada, pode ter um impacto extremamente positivo no ROI da sua empresa.
- Aumente o número de vendas: é mais fácil vender para quem é seu cliente, certo? Pois ele já conhece e confia no seu produto. Esses clientes têm mais chances de investir em recursos adicionais, para aprimorar a experiência. Sua empresa pode oferecer recursos adicionais ou atualizações, como uma tentativa de fazer uma venda mais lucrativa.
- Ganhe mais indicações: clientes fiéis têm mais chances de recomendar sua empresa para amigos e conhecidos. Essas indicações espontâneas são as melhores estratégias de aquisição gratuita. Quando um cliente está satisfeito com sua experiência, é mais provável que ele compartilhe seus produtos com outras pessoas. Essa prova social, faz grande parte do trabalho de ‘vendas’ para sua empresa.
Exemplificando como funciona
Podemos pensar em um funil de retenção e como ele atua para fidelizar clientes:
- O consumidor é convertido e realiza a primeira compra em uma loja;
- Em seguida, ele precisa ser incentivado a continuar engajado com a marca através de estratégias de nutrição, como o marketing de conteúdo e o e-mail marketing;
- A partir dos dados de comportamento do consumidor com a marca, é possível criar ações personalizadas que o motivem a realizar uma nova compra;
- Ao ter novas experiências positivas com a marca, o consumidor satisfeito pode, ao poucos, se tornar um cliente fiel;

Como atingir o objetivo com um programa de fidelidade?
Incentivar fidelidade à marca, traz vantagens tanto para as empresas, quanto para os clientes. Com um sólido programa de fidelização, os clientes recebem recompensas por suas compras, enquanto as marcas desfrutam de um aumento recorrente nas vendas.
Os programas de fidelização promovem aos clientes, incentivos como descontos e produtos gratuitos, para incentivá-los a fazer outra compra. Existem muitas estratégias para aplicá-lo, mas os programas baseados em pontos são os mais comuns.
Reduzindo a rotatividade e fortalecendo a afinidade com a marca
Oferecer recompensas por meio de um programa de fidelidade, incentiva os clientes a continuarem escolhendo seu negócio em vez dos concorrentes. As recompensas tornam as compras de sua marca mais atraentes, porque os clientes obtêm valor adicional além dos produtos ou serviços que compram.
Com um programa forte, os clientes estarão mais propensos a priorizar sua marca, melhorando assim a retenção e reduzindo a rotatividade (a porcentagem de clientes que param de comprar em sua empresa após um determinado período).
Transformando clientes em defensores da marca e motivando o comportamento do consumidor🫂
Os programas de fidelidade focam na retenção de clientes, mas podem ajudar você a adquirir novos membros também. Um excelente programa os torna mais propensos a falar positivamente sobre sua marca para seus amigos e familiares. Quando você combina um programa de fidelidade com bônus de indicação, os clientes ficam ainda mais inclinados a agir como defensores da marca, e ajudam a trazer novos públicos. Oferecer recompensas, dá a eles mais motivação para realizar ações específicas, como:
- Fazer compras
- Indicar para amigos e familiares
- Interagir com sua marca
Isso é potencializado quando você oferece acesso exclusivo, vantagens e experiências personalizadas! Com a LiHai, por exemplo, você encontra as recompensas certas para o seu negócio, nós tornamos possível moldar o comportamento do cliente a favor da sua marca. Entre em contato conosco e crie experiências únicas :)
