Proteja dados dos clientes

no programa de fidelidade | LiHai

Proteger dados é essencial para manter a confiança do cliente, especialmente em programas de fidelização. Saiba mais sobre segurança no blog!

4 minutos de leitura

#FotoDescrição: Óculos focados em código de programação exibido na tela de um computador, representando a importância da segurança.
#FotoDescrição: Óculos focados em código de programação exibido na tela de um computador, representando a importância da segurança.

A coleta de dados nos programas de fidelidade

Os programas de fidelidade funcionam como uma porta de entrada para o compartilhamento de dados. Por exemplo, para os clientes se tornarem membros, precisam concordar em fornecer informações valiosas, como dados pessoais e preferências de compras. Além disso, a atividade dos membros no programa é uma fonte riquíssima de informações, que podem ser usadas para criar uma experiência mais personalizada e segmentada. A lista dos membros mais engajados, por exemplo, dá uma ótima dica de quem são seus clientes mais valiosos e fiéis.

Os benefícios do compartilhamento

Para obter insights (dados relevantes) do público, as marcas precisam adotar uma abordagem respeitosa e transparente. Isso significa ouvir ativamente as necessidades dos clientes, ser claro sobre como suas informações serão utilizadas, e garantir que cada interação seja significativa e autêntica. Mas claro, precisamos explicar também porque compartilhar dados é interessante para ambas as partes:

Do lado da empresa: o ditado “conhecimento é poder”, nunca foi tão verdadeiro quando se trata de entender seu público-alvo. Ter mais informações sobre os clientes permite uma segmentação sólida, viabilizando a criação de conteúdos mais relevantes, e um nível de personalização que faz toda a diferença no processo de marketing. Isso não apenas ajuda a conectar sua marca emocionalmente, mas também abre portas para maiores oportunidades de vendas e um retorno sobre investimento mais significativo.

Do lado do cliente: ao desenvolver uma estratégia de marketing, é importante colocar-se no lugar do cliente e perguntar: “O que eu ganho ao compartilhar minhas informações?”. Afinal, queremos sentir que estamos fazendo uma troca justa ao fornecer dados, certo? Esperamos receber algo de valor como retorno, e que realmente atenda às nossas necessidades. Por exemplo, se você usa tamanho G, certamente não vai se interessar por uma camisa tamanho M. E se você tem alergia a amendoim, não vai querer ver lanches com esse ingrediente sendo sugeridos para você. Essa lógica se aplica a uma infinidade de produtos e serviços; ao compartilhar nossas preferências, buscamos uma experiência mais alinhada com o que realmente desejamos.

As principais preocupações do vazamento de informações

Mesmo com os benefícios mencionados, muitos clientes ainda se preocupam com a privacidade dos seus dados – e com razão. Para garantir que essas inquietações sejam abordadas de forma clara, sua marca deve priorizar algumas questões essenciais. Abaixo, listamos os pontos principais que devem ser tratados de forma responsável, e em conformidade com a lei, para garantir que seus clientes se sintam seguros ao compartilhar suas informações:

  • Problemas de privacidade: como as empresas realmente rastreiam as ações dos clientes? Que tipo de dados são coletados? Como são armazenados e por quanto tempo?
  • Uso de dados: o que acontece com os dados que os clientes concordam em fornecer? Como exatamente a empresa vai usá-los? Por que eles deveriam consentir em primeiro lugar? O que os clientes ganham (além de pop-ups de anúncios?)
  • Fornecendo seus dados para outras empresas: quem tem acesso aos dados fornecidos? Eles serão vendidos – sem divulgação – para agências de marketing, empresas de telecomunicações ou quaisquer outros membros terceiros, que podem usá-los para seus próprios objetivos?
#FotoDescrição: Cartões de crédito em foco, sugerindo a importância da proteção de informações financeiras

Como garantir a segurança extra para o seu cliente

Se o seu programa de fidelização for instável, ele pode acabar se tornando um alvo fácil para hackers e fraudadores, que além de roubar dados de clientes, podem também resgatar prêmios sem autorização e até prejudicar a reputação da sua marca. Por isso, é crucial desenvolver um programa que seja seguro e capaz de resistir a ataques cibernéticos e fraudes.

Abaixo, vamos explorar algumas das melhores práticas para tornar um programa de fidelidade protegido. Confira:

1. Escolha uma plataforma segura:

A plataforma que você usa para hospedar e gerenciar seu programa de fidelidade deve ter recursos de segurança robustos, como criptografia, autenticação, autorização, auditoria e monitoramento.

2. Impeça o resgate não autorizado de recompensas:

Os hackers e fraudadores tentam resgatar recompensas de fidelidade sem autorização. Para prevenir isso, é importante implementar medidas de verificação, como um PIN, senha de uso único ou autenticação biométrica. Além disso, monitore as atividades e fique atento a comportamentos suspeitos, como múltiplos resgates vindos do mesmo dispositivo ou endereço IP.

3. Instrua clientes e funcionários:

Incentive seus clientes a criarem senhas complexas, alterá-las com frequência e nunca compartilhá-las. Também é importante avisá-los sobre táticas comuns de phishing e engenharia social, que os hackers utilizam para tentar enganá-los e obter informações pessoais. Já com os colaboradores, campanhas de treinamento são fundamentais para instruí-los sobre como proteger informações, como identificar e denunciar qualquer atividade suspeita ou fraudulenta

4. Projeta os dados dos clientes:

Guarde essas informações de forma segura, utilizando criptografia e hashing. Além disso, limite o acesso apenas para pessoas autorizadas e use senhas fortes, assim como, a autenticação multifator para maior proteção. Não se esqueça de ter um plano de backup e recuperação de dados, caso ocorra alguma violação ou perda de informações. Essas práticas ajudam a manter a segurança dos dados dos seus clientes.

Agora você sabe: essas práticas são fundamentais para garantir a segurança dos seus clientes! Mas, já pensou em como seria ótimo não se preocupar com isso? Aqui na LiHai, por exemplo, não oferecemos apenas uma ferramenta completa e segura, mas por meio dela, também aumentamos seu engajamento e fidelização junto ao público alvo de forma atrativa, simples e eficaz. Ficou interessado? Entre em contato conosco, e durma tranquilo com a qualidade que a sua empresa merece!

#FotoDescrição: Duas pessoas apertando as mãos, simbolizando a confiança e a colaboração.