
Os programas de fidelização mais eficazes são aqueles que recompensam seus clientes pela lealdade, mas, à medida em que o mercado corporativo se torna competitivo, oferecer benefícios que realmente ressoem com o público é essencial para mantê-los engajados e satisfeitos. No entanto, escolher esses itens pode ser um desafio, certo? Para encontrar as recompensas ideais, é fundamental conhecer seu público-alvo e entender suas preferências e comportamentos de compra. Isso significa ir além das recompensas tradicionais, e considerar o que realmente motiva seus clientes a permanecerem fiéis.
Por exemplo, segundo a pesquisa da CrowdTwist, 62% do público pertencente à Geração Z e Millennials pode ser persuadido a comprar com uma marca, se ela tiver um programa de recompensas.
As marcas utilizam esses programas como uma estratégia para fortalecer o relacionamento com seus clientes, tanto no momento da compra quanto ao longo de toda a jornada. A cada aquisição realizada, o consumidor recebe algum tipo de benefício, o que o incentiva a continuar comprando e, com o tempo, a se tornar um cliente fiel.
Como escolher as melhores recompensas do programa de fidelidade? Vamos começar revisando algumas práticas básicas, para selecionar os prêmios ideais:
✅Ofereça exclusividade ao seu cliente
Ao lançar um programa de fidelidade, é crucial criar incentivos que realmente motivem seus clientes a interagirem. Para isso, escolha recompensas que eles estejam ansiosos para ganhar.
Selecione recompensas que se conectem aos hábitos de compra dos seus clientes. Recompensar os clientes com itens que eles costumam consumir ou utilizar é uma estratégia eficaz. Por exemplo, em uma cafeteria, oferecer cafés gratuitos ou bebidas exclusivas pode ser uma recompensa muito mais atrativa do que produtos irrelevantes, como chapéus.
Considere adaptar as recompensas de acordo com as necessidades, e preferências de cada cliente. Por exemplo, enviar cupons personalizados baseados em compras anteriores, pode aumentar o engajamento.
✅Vincule a recompensa à sua marca
É essencial incorporar o toque único da sua marca em cada aspecto, incluindo as recompensas que você oferece. Isso não apenas reforça a identidade da sua marca, mas também cria uma conexão mais forte com seus clientes.
Por exemplo, você pode oferecer descontos em seus produtos, créditos para a próxima compra, produtos grátis, frete grátis ou acesso exclusivo a vendas como recompensas.
✅ Garanta que as recompensas sejam irresistíveis para os clientes, e econômicas para o seu negócio
Isso também depende de como você organiza seu programa de fidelidade. Por exemplo, quantas compras são necessárias para que o cliente consiga uma recompensa específica? O cliente é recompensado a cada indicação feita? É importante encontrar um equilíbrio.

Tipos de recompensas para os clientes
Agora, vamos apresentar uma lista de recompensas para programas de fidelização, desde as mais tradicionais até as mais exclusivas que já observamos. Essas opções estão entre as mais bem-sucedidas e populares, sendo as favoritas dos clientes!
Cashback ou créditos na loja
Cashback e créditos na loja são as recompensas mais populares! E muitos programas de fidelidade as tratam como praticamente equivalentes. A cada centavo gasto, os clientes que participam desses programas acumulam um valor que pode ser utilizado em compras futuras. Legal, né?
Surpresas de aniversário
Presentear seus clientes com um mimo no aniversário, é uma excelente forma de fazê-los se sentirem especiais, não é? Além de incentivar o compartilhamento dessa informação, que é um dado valioso para sua empresa. Essas surpresas de aniversário podem variar entre produtos gratuitos, brindes da marca ou até cashbacks instantâneos. Escolha a opção que melhor se alinha à sua marca.
Acesso exclusivo
Em alguns casos, apenas os membros do programa recebem e-mails e outras notificações sobre vendas secretas, então eles são os únicos capazes de tirar proveito de informações privilegiadas.
Benefícios de parceria
Este programa de fidelidade, permite que os clientes acumulem recompensas ao realizar compras em diferentes empresas dentro do mesmo grupo. Os participantes podem ganhar pontos em vários estabelecimentos, e esses pontos são centralizados em uma única conta, permitindo que os clientes os utilizem para resgatar recompensas específicas.
Por exemplo, os clientes podem acumular pontos de fidelidade ao se hospedarem em diferentes hotéis. Todos os pontos são reunidos em uma única conta, e os membros podem usá-los para resgatar estadias gratuitas, upgrades, ou outros benefícios em qualquer um dos hotéis participantes do grupo.
Descontos 💰
Descontos valiosos em produtos ou serviços, motivarão os clientes a continuarem voltando ao seu negócio. O truque, no entanto, é limitar seus descontos disponíveis publicamente e dar as melhores economias aos membros do seu programa. Além disso, considere enviar cupons de desconto personalizados para os produtos e categorias de produtos que cada cliente tende a comprar mais.
No final dessas dicas, temos uma informação importante para contar: os clientes adoram receber tratamentos personalizados! Isso não só melhora a experiência, como também aumenta significativamente o nível de engajamento e fidelidade. Quer saber como implementar essa estratégia de forma rápida e eficiente na sua empresa? Entre em contato com a LiHai! Nossa equipe especializada pode desenvolver um programa de fidelização sob medida, adaptado às necessidades da sua marca e clientes. Bora?
