Cenários inusitados para seu

programa de fidelidade | LiHai

Descubra maneiras criativas de ampliar os benefícios do seu programa de fidelidade. Surpreenda seus clientes com ideias inovadoras. Confira o artigo!

5 minutos de leitura

#FotoDescrição: Cliente sendo atendida em balcão de loja, com sacola de compras em destaque.
#FotoDescrição: Cliente sendo atendida em balcão de loja, com sacola de compras em destaque.

O que é um programa de fidelidade?

Programas de fidelização são ferramentas poderosas, que podem ser implementadas na sua empresa para atrair novos clientes. Ao oferecer incentivos de recompensas e benefícios exclusivos, as marcas podem expandir sua base de consumidores e explorar novos mercados. Além disso, se o seu objetivo também é construir um relacionamento duradouro, essas inovações são fundamentais para a retenção de clientes. Elas incentivam o retorno, diminuindo a taxa de desistência e fortalecendo a permanência a longo prazo 🙂

Na prática, como funciona?

A ideia é simples: quanto mais o cliente compra, mais ele é recompensado! As dinâmicas envolvem registrar as compras, ou interações dos membros e acumular benefícios com o tempo. Dependendo da frequência ou valor das aquisições, ele vai atingindo metas que podem ser trocadas por presentes. Isso cria um ciclo estimulante, onde o cliente tem uma razão a mais para retornar e continuar consumindo da empresa. Legal, né?

Exemplos bem-sucedidos que utilizam o programa de fidelidade:

  • Amazon – O Prime oferece benefícios como frete grátis e acesso a streaming mediante uma taxa anual.
  • LATAM Airlines – O LATAM Pass permite acumular pontos que podem ser trocados por passagens e upgrades.
  • Shell – O Shell Box oferece cashback e promoções em abastecimentos.
  • Sephora – O Beauty Club permite trocar pontos por produtos e brindes exclusivos.

Conheça os cenários inusitados

Inovar nos programas de fidelidade, pode ser diferencial para alcançar grandes resultados e fortalecer a presença no mercado. Ao explorar cenários inesperados, sua empresa tem a chance de se destacar da concorrência, oferecendo experiências que fogem do comum e que podem cativar os clientes de maneira única. Essas inovações não só surpreendem positivamente, como também ajudam a construir uma conexão emocional mais forte, transformando sua marca em algo memorável para os consumidores.
Agora você já sabe: mais do que incentivar compras repetidas, os programas de fidelização criam um laço de confiança e lealdade, fazendo com que os clientes sintam que estão recebendo algo realmente valioso. A seguir, apresentamos uma série de cenários inovadores que mostram como algumas empresas têm alcançado resultados por meio de estratégias criativas. Confira:

Aquisição

Devido ao custo elevado nas plataformas de marketing, e a crescente concorrência no mercado, as empresas estão percebendo que adquirir novos clientes está se tornando cada vez mais caro. Nesse cenário, os programas de fidelidade existem para que indiquem novos consumidores, mostrando uma excelente alternativa para conquistar potenciais clientes.

Por exemplo, a marca Airbnb aproveita a base de clientes atuais para expandir sua rede de usuários. Eles são um mercado online estabelecido, projetado para acomodações de curta duração. Esta plataforma robusta serve como intermediária entre anfitriões e viajantes, facilitando transações e reservas sem interrupções.

De acordo com a Wharton’s School of Business, clientes indicados têm 18% mais probabilidade de permanecer com uma marca. Outro estudo de pesquisa, nos diz também que 92% dos clientes tentarão uma recomendação vinda de uma pessoa confiável que eles conhecem.

Na prática, o programa de indicação na Airbnb oferece US$25 dólares de desconto na primeira reserva feita por um membro indicado. E como resultado, produzindo um aumento de 25% em novas reservas de mercados selecionados. Ao incentivar seus usuários a compartilhar a plataforma com amigos e familiares, eles não só recompensam, mas também expandem a comunidade de maneira significativa.

#FotoDescrição: Grupo de pessoas em discussão, com uma mão levantada e ícones coloridos de balões de fala representando conversas.

Ativação

Depois que os clientes estão inscritos no programa, o próximo passo é motivá-los a participar ativamente. As marcas conseguem isso oferecendo recompensas para a primeira compra ou interação, ajudando a transformar um membro que apenas se cadastrou em um cliente engajado. Por exemplo, algumas empresas oferecem uma quantidade generosa de pontos assim que o usuário faz sua primeira compra, como um café, incentivando-o a voltar e explorar mais o que a marca tem a oferecer 🙂

A Starbucks, por exemplo, implementou um aplicativo de recompensas que possibilita os membros a fazerem pedidos e ganharem recompensas diretamente de seus celulares! Como parte de uma estratégia para aumentar o engajamento e incentivar compras frequentes, o aplicativo é estrategicamente equipado para entregar notificações push com ofertas promocionais atraentes para sua base de usuários.

Aumento do valor da transação

Você sabia? Os programas de fidelidade têm o poder de motivar os clientes a gastarem mais a cada compra! Para isso, as marcas costumam oferecer recompensas ou promoções especiais para compras de maior valor, encorajando os consumidores a elevarem suas transações. Isso é alcançado por meio de diversas estratégias, que aumentam a repetição de compras e estimulam a busca por itens de maior valor. Ao tornar a experiência de compra mais recompensadora, as marcas criam um ciclo positivo que beneficia tanto os clientes quanto o negócio, fortalecendo a relação entre eles.

Um exemplo de sucesso chama-se Best Buy! A empresa para aumentar o valor de transação, encoraja seus clientes a comprarem um produto adicional, para chegarem mais perto de ganhar um desconto ou outra recompensa. O principal impulso para isso tudo, é a implementação de recompensas em níveis. À medida que os clientes gastam mais ou atingem marcos específicos, eles desbloqueiam recompensas maiores.

Segmentação de clientes

A segmentação consiste em dividir a base de clientes de uma empresa em diferentes grupos, levando em consideração características, comportamentos ou preferências em comum. O objetivo é entender melhor cada grupo e criar estratégias de marketing, produtos e serviços que sejam personalizados para atender às necessidades específicas de cada um. Dessa forma, a empresa consegue se conectar de maneira eficaz com seus clientes, oferecendo experiências mais relevantes e alinhadas com o que eles realmente buscam.

A Swarovski, uma empresa austríaca reconhecida por seus cristais, jóias e acessórios de luxo, se destaca por oferecer programas de fidelidade exclusivos. Diferente de muitas marcas, ela disponibiliza várias opções, como o Swarovski Club (com níveis gratuitos e pagos), e a Swarovski Crystal Society (que exige uma taxa anual). Quando os consumidores se inscrevem nos clubes, eles fornecem informações como: nome, e-mail, histórico de compras, preferências de produtos e, em alguns casos, detalhes demográficos. Esses dados ajudam a marca a entender melhor o perfil de seus consumidores, permitindo uma personalização de ofertas e experiências.

Acelerando as vendas 📈

Quando as empresas criam incentivos que engajam os clientes a experimentarem novas ofertas ou compras repetidas, elas conseguem gerar mais entusiasmo do público. Oferecer recompensas, como: pontos extras, descontos ou acesso antecipado a lançamentos não só ajuda a aumentar as vendas, mas também os mantém ansiosos para descobrir as novidades.

Por exemplo, quem faz jus a essa prática é a LiHai! Com uma abordagem que prioriza a experiência do cliente, sua marca consegue se destacar no mercado e criar laços significativos. Ao investir em práticas que valorizam cada interação, a LiHai não apenas aumenta suas vendas, mas também constrói uma comunidade de clientes fiéis! Ficou interessado? Entre em contato conosco e vamos explorar novos cenários!

#FotoDescrição: Pessoa segurando uma caneta enquanto analisa gráficos com dados de desempenho em um relatório impresso.