Recompensas e descontos:

o que é melhor no varejo? | LiHai

Muitos clientes evitam promoções online por dúvidas, ou medo de dados expostos. Ofereça benefícios reais e transparentes para conquistar confiança. Saiba mais no artigo!

4 minutos de leitura

#FotoDescrição Mulher ouvindo atentamente em uma reunião ou consulta.

Qual é a diferença entre recompensas de fidelidade e descontos? Para consumidores, essa é uma pergunta comum – e muitas vezes cercada de desconfiança. Eles podem hesitar em compartilhar dados pessoais, ou desconfiar de preços aparentemente inflacionados antes de um “desconto imperdível”.

No mercado online, algumas marcas utilizam estratégias transparentes para conquistar a fidelidade do cliente; outras podem adotar práticas menos éticas. Saber diferenciar recompensas de fidelidade reais de simples descontos, é essencial para construir confiança e fortalecer o relacionamento com o consumidor.

#FotoDescrição Mulher ouvindo atentamente em uma reunião ou consulta.

Quando o cliente é fiel ao desconto, e não à marca

Oferecer descontos é uma estratégia eficaz para atrair atenção, aumentar vendas rapidamente e liquidar estoques antigos. No entanto, essa tática, apesar de funcionar a curto prazo, pode se tornar um problema no longo prazo. Clientes que retornam apenas para buscar ofertas podem se frustrar ao perceber que os descontos já não estão disponíveis – e acabam não criando um vínculo verdadeiro com a marca.

Existem duas formas principais de aplicar descontos:

  • Direto pela empresa – como oferecer 25% de desconto na próxima compra.
  • Por meio de parceiros de marketing – usando cupons, vouchers e códigos promocionais centralizados.

Embora eficazes para gerar vendas únicas, esses métodos muitas vezes não contribuem para aumentar a lealdade do cliente, ou oferecer informações valiosos para melhorar a estratégia da empresa. Além disso, descontos frequentes podem desvalorizar o produto, afetar a percepção do consumidor e prejudicar a integridade dos preços.

Exemplos de descontos comuns:

  • Porcentagens – ofertas como “25% OFF” podem ser enganosas, caso os preços sejam inflacionados antes.
  • Compre 1, leve 2 – muitas vezes, o segundo item é de qualidade inferior. Desconto por pagamento antecipado – uma boa alternativa, mas nem sempre viável para o cliente.
  • Liquidação de estoque sazonal – é válido esvaziar estoques, mas reflita: por que esse produto não vendeu antes?
  • Frete grátis – atrativo, mas geralmente sujeito a um valor mínimo de compra.
#FotoDescrição Casal feliz sendo atendido em recepção de hostel ou hotel.

A chave da fidelização: programas de recompensas

Ao contrário dos descontos pontuais, os programas de recompensas, são projetados para incentivar os clientes a voltarem, criando um vínculo duradouro com a marca.

Essa ferramenta recompensa cada compra, permitindo que os clientes acumulem pontos que podem ser trocados por benefícios reais. Essa personalização agrega valor à experiência de compra, indo além do simples consumo e criando um relacionamento mais profundo, e significativo entre a empresa e o consumidor.

Ao oferecer recompensas flexíveis, o varejista ou prestador de serviços cria fidelidade à marca e visibilidade a longo prazo no processo.

E em vez de explorar as informações fornecidas ao solicitar descontos em dinheiro (sim, em alguns programas de desconto seus dados são vendidos para quem der o lance mais alto), os programas de recompensas usam as informações do cliente apenas para criar uma experiência de compra mais pessoal, e aprimorar a jornada de compra.

E não se esqueça, as métricas e informações que você obtém dos membros do seu programa de recompensas, ajudam você a oferecer um serviço ainda mais personalizado. Por meio de informações de inscrição, pesquisas e estudos de satisfação, você aprenderá exatamente o que seu cliente deseja, precisa e espera.

As recompensas podem incluir:

  • Cartões presente – ofereça a flexibilidade de escolher sua própria recompensa Invista em criptomoedas – uma nova maneira de entrar no mercado de criptomoedas.
  • Faça doações para instituições de caridade – se você não quer a recompensa para si mesmo, por que não dá-la a alguém que queira?
  • Produtos exclusivos – incentiva a fidelidade para completar uma coleção.
  • Experiências VIP – alguns varejistas combinam a experiência com seus produtos ou serviços.
  • Acesso exclusivo a novos produtos – seja o primeiro a possuir o novo XYZ Acesso à venda – seja o primeiro da fila para vendas exclusivas para membros.

Ainda não ficou satisfeito? Conheça 5 motivos pelos quais os programas de recompensa são melhores do que descontos

  • Cria uma conexão emocional – recompensas criativas criam conexões positivas
  • Os clientes preferem recompensas flexíveis – 64% dos consumidores querem que as marcas se conectem com eles
  • As recompensas destacam seu produto e não seu desconto
  • Os clientes do programa de recompensa retornam e aumentam o conhecimento da sua marca
  • Preços reduzidos diminuem a integridade dos preços – isso diminui o valor percebido do seu produto ou serviço

E, quando se trata de fidelização inteligente, a empresa LiHai oferece uma abordagem diferenciada com gamificação personalizada. A gamificação é uma das formas mais eficazes de engajar clientes de maneira divertida e dinâmica, criando interações mais ricas e duradouras. Na LiHai, as recompensas e desafios são moldados de acordo com os interesses de cada usuário, mantendo-os motivados e conectados com a sua marca. Isso não só fortalece a fidelidade, mas transforma cada interação em uma experiência de valor contínuo, construindo relacionamentos que vão além de simples transações. Ficou interessado? Entre em contato e vamos começar!

#FotoDescrição Pessoa entregando documento em uma negociação formal.